sábado, 5 de maio de 2012

A Comunicação adequada é a Base Para Os Relacionamentos



Para que a comunicação seja eficaz e tenha os resultados positivamente esperados é importante observar os seguintes pontos:

1. Reserve tempo para comunicar-se. O êxito da comunicação depende de preparo e tempo adequado.
2. Crie um ambiente adequado para a comunicação. Isto passa pela valorização do interlocutor, a criação deste ambiente facilita a comunicação e dá liberdade para perguntar, responder, questionar, para se obter um resultado eficaz da comunicação.
3. Tome iniciativa para a comunicação. Dê o primeiro passo na direção da comunicação, para própria saúde emocional.
4. Ouça adequadamente o seu interlocutor. Ouvir exige disciplina e atenção absoluta, e é algo dinâmico.
5. Para entender e comunicar-se adequadamente é necessário conhecer o mundo do outro. Esforçar-se para entender o outro na verdade é desenvolver o sentimento de empatia que nos fará entender o que está sendo dito por palavras, por gestos, atitudes, enfim entender o explícito e o implícito.
6. Respeitar o estilo de comunicação do outro para uma boa comunicação. Ex: introvertido ou extrovertido, e ainda respeitar a privacidade pessoal e de tempo do outro.
7. Comunique sempre a verdade. Todavia diga-a com amor ou de forma amorosa.Todavia faça isto no tempo próprio, crie este tempo e atmosfera próprios para a comunicação. Muitas vezes a verdade não pode ser dita já, deve esperar o tempo adequado, e a comunicação desta verdade deve ser comunicada a pessoa certa para que não aconteçam conflitos desnecessários.
8. Se a área de comunicação é de conflito, separe o assunto (conflito) da pessoa com quem tem o conflito, comunique assunto do presente não desenterre morto. Trate do assunto de hoje e não os do passado.
9. Escolha o lugar e a hora certos. Escolha um lugar que não haja interrupção de terceiros, onde possa tratar do assunto em sua totalidade para obter o resultado eficaz.
10. Controle-se emocionalmente, as palavras tem enorme poder, principalmente quando ditas de forma inadequada, causa enormes conflitos.
11. Clareza e objetividade na comunicação.
12. Comprometimento com a comunicação.
13. Formalização da comunicação (documentar a comunicações feitas quanto às decisões tomadas e comunicações emitidas, individualmente e coletivamente para que se tenha certeza absoluta que todos tomaram conhecimento).
14.. Tornar público e conhecido de todos os envolvidos quanto à comunicação emitida,para evitar ignorância quanto à comunicação.
15. Certificar que todos os envolvidos e afetados pelas comunicações, decisões e informações emitidas, estejam cientes e conscientes de seu papel proposto. 
16. Documentação da comunicação, para o acompanhamento adequado, verificando seus resultados:
a) Verificar se foi entendida claramente do posto de vista do receptor.
b) Verificar se está sendo realizado o que se estabeleceu na decisão ou informação da comunicação.
c) Corrigir as falhas oriundas destas comunicações caso haja, imediatamente após sua identificação, avaliando caso a caso, para a pronta solução.
* A comunicação interpessoal produtiva é aquela que sendo emitida e recebida por seu interlocutor de forma absolutamente compreensível e de igual modo oferecendo o retorno compreensível e adequado para que tenha resultado positivo e esperado da referida comunicação.

 Walter Fiel
Conferencista Internacional

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